Volvo descontinuará linha Diesel em 2024

Volvo abandona motores Diesel à partir de 2024 e abraça futuro elétrico

Em um movimento ousado que marca o fim de uma era, a Volvo anunciou que cessará sua produção de motores diesel no início de 2024, concluindo décadas de fabricação deste tipo de motor. Segundo comunicado da empresa, em breve, o último veículo diesel da Volvo sairá da linha de produção, solidificando a montadora como uma das pioneiras no desligamento do diesel.

Com uma visão claramente voltada para a eletrificação, a Volvo está acelerando sua transição de motores a combustão, especialmente com a pressão crescente da União Europeia sobre o diesel. Jim Rowan, o CEO da Volvo, enfatizou que os veículos elétricos representam o futuro da empresa, citando inúmeros benefícios, desde a redução do ruído e vibração até custos de manutenção mais baixos e emissões nulas.

Em 2022, apenas 8,9% das vendas globais da Volvo foram de modelos diesel. Vale lembrar que, no Brasil, a Volvo introduziu seu primeiro veículo diesel em 2016, mas rapidamente evoluiu para focar exclusivamente em híbridos e elétricos.

O rigor nas regulamentações de emissões e os escândalos recentes, como o Dieselgate da VW, refletiram-se na demanda decrescente por carros diesel na Europa. Embora eficiente, o motor diesel da Volvo em breve será um ícone do passado.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Imprimir